Oposição pedirá investigação contra ministro Orlando Silva
Ministro é acusado de ser mentor e beneficiário de esquema de desvio de verba.
A oposição irá solicitar uma investigação contra o ministro do Esporte, Orlando Silva (PC do B), acusado de ser o mentor e beneficiário de um esquema de desvio de dinheiro do programa Segundo Tempo, de acordo com reportagem publicada na edição da revista VEJA que chegou neste sábado às bancas. Repetindo a estratégia usada contra os outros ministros envolvidos em escândalos no governo Dilma Rousseff, os líderes do PSDB e do PPS na Câmara, os deputados Duarte Nogueira (PSDB), e Rubens Bueno (PPS), afirmaram que vão entrar com uma representação na Procuradoria-Geral da República para apurar a participação do titular da pasta."Tomamos a dianteira tão logo soubemos das denúncias", disse Duarte Nogueira. De acordo com o tucano, as suspeitas de irregularidades são "recorrentes" no Ministério do Esporte, mas o novo episódio tem mais um elemento para motivar uma investigação. "Uma pessoa que foi ligada ao PC do B fazendo denúncias graves é algo chama ainda mais a nossa atenção." O líder do DEM na Câmara, ACM Neto, pediu a demissão do ministro. Em nota intitulada "Orlando Silva não tem condições de continuar", o partido diz que o PC do B transformou a pasta "em um espaço para arrecadar e fazer caixa dois". "A demissão não é o bastante. Polícia Federal, PGR e TCU precisam investigar a fundo esse esquema", diz a nota.
ORLANDO SILVA MINISTRO DOS ESPORTES
Em entrevista a VEJA, o policial militar João Dias Ferreira, um dos militantes do PC do B presos no ano passado por desviar dinheiro do programa Segundo Tempo, revela detalhes de como funciona a engrenagem que, calcula-se, pode ter desviado mais de 40 milhões de reais nos últimos oito anos. O militar conta que Orlando Silva chegou a receber, pessoalmente, dentro da garagem do Ministério do Esporte, remessas de dinheiro vivo provenientes da quadrilha. O Segundo Tempo foi criado pelo governo federal para incentivar crianças carentes a praticar atividades esportivas.
O ministro rebateu as acusações. De Guadalajara, no México, onde participou da cerimônia de abertura dos Jogos Panamericanos, Orlando Silva se disse chocado com a denúncia e classificou o denunciante como “bandido”. O ministro afirmou que tinha conhecimento de que o policial ameaçara fazer denúncias públicas envolvendo sua pasta e admitiu ter recebido João Dias no ministério, a pedido de seu antecessor na pasta e atual governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. “Confesso que eu estou chocado”, disse. “Estou estupefato, perplexo. Um bandido fala e eu que tenho que provar que não fiz, meu Deus?”, afirmou o comunista, informando que vai processar o policial.
Tentem me explicar porque se estava sendo ameaçado não denunciou a Policia Federal o que estava acontecendo, seu parceiro o petralha Ministro da Justiça chefe da policia federal poderia enquadrar o cara não? Assim tudo seria evitado, e esclarecido antes de vir a público o Sr. João Dias fazer a denúncia não acham? Esta seria a atitude para quem não tem nada a esconder mas não fez isto, agora vem dizendo não ser verdades as acusações, tem mais, leiam abaixo:
O ministro disse que sabia das ameaças do policial há algum tempo.
“Durante um ano esse sujeito procurou gente do ministério e fez ameaça,
insinuação. E qual foi a nossa posição? Amigo, denuncie, fale o que você
quiser. Por quê? Porque como nós temos convicção de que o que foi feito
foi o correto, nós não tememos. E falávamos para ele: não nos
interessa. Ele falava que existia um dossiê, que ia denunciar... A
resposta era: faça, procure o Ministério Público, a polícia, a justiça,
faça o que você quiser fazer”, afirmou.
Indagado sobre a razão pela qual o ministério não comunicou as ameaças à
polícia, o ministro disse que “imaginou” que um de seus subordinados
pudesse ter levado o assunto às autoridades competentes. “Chegamos a
falar sobre essa hipótese.”
O ministério não registrou queixa das ameaças nem da agressão física
que o próprio policial diz ter cometido contra Júlio Filgueira,
ex-secretário nacional de Esporte Educacional do ministério. João Dias
disse ter dado socos e coronhadas em Filgueira, nas dependências da
secretaria.
Leram, o ministro imaginou que alguem pudesse ter levado o assunto as autoridades, imaginou! Depois de ter recebido ameaças, só imaginou, não procurou esclarecer e denunciar, é brincadeira, as desculpas mais esfarrapadas eles tiram da cartola, simplesmente inacreditável.
Hoje no Brasil são 35 ministérios, inclusos as secretarias com status, tirando umas 3 (tres) digamos que 32 desviaram grandes importâncias durante 8 (oito) ou 9(nove) anos contando quase um ano de governo Dilma, colocaremos por baixo um desvio (roubo) médio de 900 milhões de reais (se lembrarmos só no mensalão foram mais de 100 milhões)por ano o que dá 8.100(oito bilhões e cem milhões de reais) no total até agora. Sei que é pouco mas vamos calcular assim, na minha matemática foram desviados no mínimo até agora 8.100 (oito bilhões e cem milhões de reais) se procurarmos direitinho vai dar muito mais eu sei, desde o início do governo Petralha com seu grande líder LULA, isto sem contar o roubo nas estatais e outros orgãos menores na estrutura de governo. Entenderam, quase 10(dez) bilhões de reais roubados dos cofres públicos, do nosso dinheirinho, nosso? deles não é! Quantos dos petralhas estão hoje milionários a nossa custa, basta ter como exemplo o sr. Palloci, e muitos outros que fazem parte da cúpula do partido, inclusive seus maiores líderes e suas famílias, entenderam não é?
Não preciso dizer mais nada, façam suas deduções.
Até amanhã.
Nenhum comentário:
Postar um comentário