quinta-feira, 26 de julho de 2012

ERENICE GUERRA, PROTEGIDA DO PT - MENSALÃO É O ASSUNTO - ADVOGADOS CARA-DE-PAU E PETISTAS MENTEM - SOMOS TODOS CULPADOS DO MENSALÃO?-


Bom dia, como diz a reportagem de Lauro Jardim, o inquérito contra Erenice Guerra, substituta de Dilma e acusada de favorecimento foi arquivado, porem deixou nas mãos da PF o computador de uso da ex-ministra onde foram constadas diversas irregularidades, inclusive onde é constatada que Erenice favorecia em seu cargo gestões de seu marido e de seu filho, apesar destas evidências, eu, leigo juridicamente, não consigo entender como o MP arquivou o processo contra a referida senhora, preciso que alguém com mais conhecimento que eu, me explique esta atitude controversa, se está lá registrado, como pode o inquérito contra Erenice ter sido arquivado, nas palavras da Procuradora Luciana diz que só este fato não se configura favorecimento! Então o que configuraria favorecimento, que Erenice fosse pega em flagrante dando informações privilegiadas?  Se ela chamou a sua presença o Diretor da Anatel para cobrar explicações sobre um procedimento que favoreceria seu marido, e isto está registrado, Erenice não cometeu nenhum desvio ou crime? Os amigos do Rei nunca serão culpados, pois o próprio Rei os inocenta. É mais um absurdo que se comete neste país chamado Brasil depois de Lula o Mentiroso e o PT ter assumido o poder, ninguém do circulo próximo ao governo, mesmo com grandes falcatruas descobertas, foi punido como devia, ou seja, com a cadeia, mas apenas com um afago e uma demissão com louvor, por bens feitos ao Estado!  E os mal feitos, ora estes são esquecidos, e continuam com suas vidas de nababos com o dinheiro roubado do povo brasileiro. Este é o governo que temos no Brasil, uma cambada de ladrões de sucesso. Leiam;
Juarez Capaverde

Surpresas no computador


A carta para "Dilma Roussef", sem um "f" no final.
                                  
Embora arquivado, o inquérito que investigou o tráfico de influência na gestão de Erenice Guerra na Casa Civil traz detalhes curiosos da perícia feita pela Polícia Federal no computador da ex-ministra no palácio.

Em um dos casos investigados no inquérito, Erenice é apontada como facilitadora dos interesses do marido, José Roberto Camargo Campos, que tentava obter uma concessão da Anatel para a empresa Unicel operar telefonia celular.

Em 2007, a Unicel enviou uma carta a então ministra da Casa Civil, Dilma Rousseff (os investigadores destacam o fato de o nome de Dilma ter sido grafado incorretamente, com apenas um “f), reclamando da demora da Anatel em declarar o vencedor de uma licitação disputada pela empresa dois anos antes, em 2005.

A investigação mostra que a carta da empresa, uma vez entregue à Casa Civil, caiu nas mãos de Erenice. O que fez a então número dois de Dilma? Chamou o próprio presidente da Anatel ao Planalto para cobrar explicações sobre a demora na licitação.

Passado todo o entrevero, já com o caso sob investigação, a Polícia Federal descobriu no meio dos arquivos do computador de Erenice um rascunho, em papel timbrado da Unicel, da mesma carta enviada ao gabinete de Dilma (inclusive com o nome de Dilma grafado errado). Os investigadores registram:
– A localização deste documento levou à conclusão da autoridade policial que a conduta da Unicel era de prévio conhecimento de Erenice, assim como parte do conteúdo da carta.

Ao analisar o caso, a procuradora do República Luciana Marcelino Martins escreve que “poder-se-ia cogitar que tal ato pudesse caracterizar a advocacia administrativa, em face dos interesses envolvidos” de Erenice e de seu marido.

A mesma procuradora, no entanto, diz que “solicitar informações não é ato de patrocínio de interesses privados” e que ainda se fosse configurado crime de advocacia administrativa, tal delito já teria prescrito, por ter ocorrido em 2007.
Por Lauro Jardim




II-MENSALÃO É O ASSUNTO POLITICO DO MOMENTO


Não temos como fugir do assunto mensalão e de seus principais acusados, ele está em todas as mídias neste dias que antecedem o inicio do julgamento, isto é bom, nos reaviva a memória de tudo que aconteceu, o maior roubo do dinheiro público do Brasil patrocinado pelo partido da ética, é de rir não? Partido da ética, o PT é na realidade o maior reduto de ladrões deste país. Mas leiam as reportagens abaixo são todas muito esclarecedoras.
Juarez Capaverde


às 18:35 \ Direto ao Ponto

O guerrilheiro de festim combate na casa da mãe e o detetive de chanchada esquece o mensalão para investigar as alianças do PT

                            

Lula avisou mais de uma vez que, tão logo deixasse a Presidência, enfim teria tempo para provar que o mensalão fora uma farsa engendrada por oposicionistas decididos a apeá-lo do poder. Mais de uma vez, José Dirceu avisou que, para impedir que um julgamento político resultasse na condenação de um inocente, trataria de mobilizar o que chama de “forças progressistas e movimentos populares”.

É compreensível que o sumiço simultâneo do chefe supremo e do comandante militar do PT, que se estendeu por 15 dias, tenha levado a companheirada aos limites da excitação. O que andaria fazendo a dupla?

As explicações oficiais só serviram para ampliar a ansiedade coletiva. Ninguém acreditou que Lula saíra de cena para recuperar-se de sequelas do tratamento do câncer na laringe, nem que Dirceu resolvera conceder-se uma folga para voltar com a corda toda às vésperas do julgamento no Supremo Tribunal Federal.
Na cabeça dos devotos da seita lulopetista, o ex-presidente estava completando o desmonte da trama golpista e o o ex-chefe da Casa Civil coordenava na clandestinidade a montagem do exército de voluntários.

Tanta excitação para nada, frustraram-se todos com a reaparição dos desaparecidos. No domingo, o Estadão revelou o que fizera Dirceu nas duas semanas anteriores. Na primeira, esqueceu as reuniões com líderes das forças progressistas para reencontrar os amigos de Cruzeiro do Oeste, cidade do interior paranaense onde se escondeu durante cinco anos na década de 70.

Ali, com o nome de Carlos Henrique Gouveia de Mello e disfarçado de comerciante, o revolucionário diplomado em Cuba combateu a ditadura entrincheirado na caixa registradora do Magazine do Homem.

Disso já se sabia. O que só se soube agora é que o combatente em férias passava horas a fio sentado na mesa do boteco localizado em frente da loja de Clara Becker, vendo a mulher trabalhar. Foi por isso que ganhou o apelido de “Pedro Caroço”, o personagem da música de Genival Lacerda que fica o tempo todo de olho na butique dela.

O amigo que revelou essa técnica de combate também contou que Dirceu só soube que o filho havia nascido ao voltar de outra pescaria ─ e de mais uma batalha contra cardumes de lambaris.

Depois do passeio em Cruzeiro do Oeste, o líder de massas imaginárias adiou a mobilização dos  movimentos populares para repousar uma semana em Passa Quatro, cidade mineira onde nasceu. Em vez de combinar com os oficiais a hora e o local do começo da luta nas ruas, preferiu entrincheirar-se na casa da mãe ─ um lugar sempre aconchegante e seguro. Como registra o comentário de 1 minuto para o site de VEJA, pelo menos conseguiu o apoio dos parentes. Todos prometem rezar unidos para que o pecador da família escape do merecidíssimo castigo.

Lula voltou na segunda-feira, para a reunião com dirigentes do PT que convocara na véspera. Os convocados esperavam ouvir novidades espetaculares sobre o mensalão. Ouviram perguntas tão relevantes quanto o passeio de Dirceu.

“Estamos com a Vanessa Graziotin em Manaus?”, quis saber já na abertura dos trabalhos. Nem esperou pela resposta para a segunda interrogação: “Fechamos com o PCdoB em Florianópolis?”. Como o mensalão nem deu as caras na conversa, é possível que Lula tenha resolvido ressuscitar a primeira mentira: ele nunca soube de nada.

Os companheiros passaram 15 dias sonhando com a volta do mobilizador de multidões e do investigador genial. Reencontraram um guerrilheiro de festim e um detetive de chanchada. Todos se merecem
Augusto Nunes





Atualizado: 26/07/2012 03:07 | Por DÉBORA BERGAMASCO / BRASÍLIA, estadao.com.br

'Blindagem a Dirceu impediu produção de provas do mensalão na CPI dos Correios '

                     

Relator da CPI dos Correios, investigação parlamentar ocorrida entre 2005 e 2006 que embasou a denúncia formal..
Relator da CPI dos Correios, investigação parlamentar ocorrida entre 2005 e 2006 que embasou a denúncia formal do mensalão, o deputado federal Osmar Serraglio (PMDB-PR) afirma que muitas provas do escândalo não foram produzidas por causa da "blindagem" a José Dirceu. O peemedebista afirma que o ex-ministro da Casa Civil contava com uma "tropa de choque" formada por colegas de PT que barrava qualquer iniciativa.

"Faltou muita coisa, muito do que eles ficam batendo agora que 'não tá provado isso, não tá provado aquilo' é porque a gente estava amarrado, não tínhamos liberdade. Hoje, por exemplo, o José Dirceu fala que ele não tem nada a ver com isso. Nós poderíamos ter feito provas muito mais contundentes em relação à evidente ascendência que ele tinha", diz o deputado.

A uma semana do início do julgamento do caso pelo Supremo Tribunal Federal, o relator conta nesta entrevista ao Estado os bastidores da comissão de inquérito e faz previsões sobre como deve acabar o principal escândalo do governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Uma vez instaurada a CPI dos Correios, quais foram as maiores dificuldades dos integrantes? Sem dúvida, houve dificuldades em avançar nas investigações. Havia uma resistência muito grande para qualquer requisição de documento. A CPI dos Correios, por exemplo, nunca ouviu o José Dirceu. Imagine aí o tipo de resistência que havia.

Quem foi o personagem mais blindado nas investigações?Com certeza foi o Dirceu. É evidente que ele tinha uma ascendência, porque, de certa forma, sempre conduziu o PT. Ele tinha uma tropa de choque.

Quem fazia parte dessa chamada tropa de choque?

Não que estivessem dentro da CPI agindo sob orientação do Dirceu, mas a tropa de choque que dificultava a evolução da investigação era foramda por (Carlos Augusto) Abicalil, (Jorge) Bittar e Ideli (Salvatti, hoje ministra de Relações Institucionais do governo Dilma Rousseff), que era senadora à época.

Olhando hoje as acusações, faltou alguma coisa que poderia ter sido pedida pela CPI?

Faltou muita coisa, muito do que eles ficam batendo agora que "não tá provado isso, não tá provado aquilo" é porque a gente estava amarrado, não tínhamos liberdade. Hoje, por exemplo, o José Dirceu fala que ele não tem nada a ver com isso. Nós poderíamos ter feito provas muito mais contundentes em relação à evidente ascendência que ele tinha.

Sobre qual dos 38 réus pesam as provas mais contundentes?

Os que conduziam tudo isso. É só pegar a linha. A defesa do Dirceu disse que ele não tinha nada. E ainda temos que acreditar? Pela agenda do Dirceu, ele recebia Marcos Valério, os caras do BMG, do Banco Rural. E ele alegou que não era ele quem montava a agenda, que não sabia quem receberia. Quer dizer que ele abriu a porta do gabinete e apareceu lá dentro o pessoal do BMG? Está nos autos.

Agora um ministro do Supremo vai acreditar que ele não sabia quem recebia em seu gabinete e abria a porta e era surpreendido pelas pessoas? Falácia! Poderíamos ter quebrado mais sigilos No meio do caminho criou-se a CPI do Mensalão (sobre a qual o governo tinha ainda mais controle) e tiraram tudo da gente. A partir dela, só investigamos a origem do dinheiro e não o destino. Para onde foi? Não podíamos investigar.

A investigação da CPI do Mensalão não foi contundente?

Claro que não. Foi uma jogada inteligente, porque desde lá começou essa história de que o mensalão era apenas caixa 2. A criação da CPI do Mensalão foi para que nós não investigássemos para onde tinha ido o dinheiro. Foi uma manobra.

Quem pilotou essa manobra?

Se eu ficar falando vão achar que o deputado só pensa naquilo, vão se vitimizar...

O senhor sofreu algum tipo de pressão durante a CPI?

Não ameaças. Mas com certeza devia ter muita gente me grampeando porque eu não tinha possibilidade de falar no telefone nem no celular nem o fixo de casa, de tanto que caía. Com certeza eram grampos.

Acha que muita gente vai ser absolvida no julgamento?

Acho que tem muitas situações nesse caso. E nós reconhecemos. Não dissemos que todas as pessoas estavam metendo a mão em dinheiro público. Pegamos a origem do dinheiro: público, passaram para o Marcos Valério, que fazia remessas. E essa história de ser só caixa 2 é uma confissão. É preciso apresentar documento legal à Justiça Eleitoral.

E esse documento é falso! Você não vai responder por crime de falsidade ideológica? Não há consequência nenhuma? E você confessa com todas as letras que assinou esse documento... Você burlou, fraudou documentos e não tem consequência criminal nenhuma?



Advogado de Delúbio Soares diz que ele não tomava decisões

Arnaldo Malheiros Filho diz que seu cliente apenas cumpriu ordens

O Globo

`


Delúbio Soares e Malheiros: defesa reforçará a tese que ex-tesoureiro do PT só colocava em prática as decisões da Executiva O Globo / Ailton de Freitas
BRASÍLIA - Advogado principal da banca que defende Delúbio Soares no processo do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), Arnaldo Malheiros Filho rejeita a tese de que a culpa de todos os malfeitos é do ex-tesoureiro da legenda na época do escândalo. Malheiros diz que seu cliente era apenas um executor de decisões colegiadas da Executiva do PT, rebatendo a tese de defesa de José Genoino, presidente à época do partido.

Os advogados de Genoino sustentam que ele só cuidava das questões políticas e Delúbio das questões financeiras, como os empréstimos de R$ 55 milhões contraídos por Marcos Valério em nome do PT. É a mesma linha da defesa de José Dirceu, que alega não ter tratado de dinheiro do partido quando ocupava a Casa Civil no primeiro mandato do governo Lula.

O GLOBO: O senhor está preparado para, em uma hora na tribuna, convencer o pleno do Supremo da inocência de Delúbio?

ARNALDO MALHEIROS FILHO: Acho que cada um tem o seu papel. O Ministério Público vai acusar. O meu papel é conseguir mostrar o que existe e o que não existe contra Delúbio da melhor maneira possível. E que a partir daí a Justiça seja feita. Se eu não confiasse na Justiça não perderia meu tempo indo lá fazer essa defesa. Espero fazer um bom trabalho. Essa é a missão que tenho.

O que o senhor considera o ponto fraco para Delúbio: as provas existentes ou a pressão da opinião pública pela condenação?

MALHEIROS: Provas contra ele, eu não achei nenhuma. Me preocupa um pouco a politização do julgamento, que acho que não seja um bom caminho para os ministros. Quem está nesse cargo está acostumado a decidir sem ligar para a pressão da opinião pública.

O Delúbio vai entregar alguém ou assumir que fez tudo sozinho?

MALHEIROS: Desde o primeiro momento na CPI, o Delúbio nunca mudou sua versão. E não tem mais oportunidade de falar. Quem fala agora sou eu. O que precisa ficar claro é que nem ele assumiu tudo sozinho nem acusou ninguém. O perfil, o caráter do Delúbio não permite que seu dedo endureça. Ainda mais agora.

Dirigentes do PT naquela época, réus do mensalão, não querem jogar a culpa nele? O advogado de Genoino diz que seu cliente cuidava da parte política e Delúbio da financeira...

MALHEIROS: Ninguém do partido poderia decidir isso sozinho (conseguir o dinheiro para saldar as dívidas da campanha de 2003). Todas as decisões eram do colegiado, da Executiva. Nem sei se José Dirceu era da Executiva naquela época. Acho que, como ministro, se licenciou do partido. Mas Genoino era o presidente. Delúbio não tomava decisões. Era o executor das decisões da Executiva nacional do PT.

O seu cliente vai sustentar que agiu como um soldado do PT?

MALHEIROS: Ele não disse que fez tudo sozinho, nem se negou a assumir suas responsabilidades. Delúbio não quer ser julgado pelo que não fez. Mas sempre assumiu tudo que fez, que manipulou as contas do caixa dois da campanha.

Delúbio acha que pode ser condenado? Como está o espírito dele nessa fase pré-julgamento do Supremo?

MALHEIROS: Ele é um homem tranquilo. Sempre se comportou de forma muito calma e tranquila e continua assim. Continua trabalhando na imobiliária, se confortando no seio da família. Delúbio não é de reclamar de nada. É um cliente muito bom. Nas nossas conversas ele demonstra uma confiança total em mim. Deu a sua versão dos fatos e agora diz: aceito o que acharem que for melhor para mim e pronto.

Ele pode sair como o único condenado do mensalão?

MALHEIROS: Não arrisco prognósticos. A pior situação para ele é ser condenado. Mas nunca me debrucei sobre essa possibilidade. Eu sempre trabalho com a perspectiva de que Delúbio será absolvido.






III- ADVOGADOS CARA-DE-PAU, PETISTAS CLARO


Esta notícia abaixo seria de arrepiar se não fosse hilária, advogados que dizem não ser por ordens do PT, pedem que julgamento do mensalão não seja agora pois irá atrapalhar o bom desenrolar das eleições deste ano, ou seja, o julgamento vai atrapalhar os objetivos petistas e devem ser postergados! São ou não os maiores cara-de-pau estes petistas, e dizem não ser este pedido em favor ao partido o PT, e sim, uma constatação de um grupo de advogados que pensam no bem maior, o povo brasileiro, pois o partido está sendo julgado sem ter nada a ver com o episódio (?) e poderá ser prejudicial aos seus intentos de concorrer em igualdade de condições com os outros partidos concorrentes. O sujeito é de tamanha desfaçatez que não nega ser advogado influente do PT, mas diz que não tem interferência do partido em sua decisão de encabeçar o grupo! Como seu grande líder, Lula o Mentiroso, assumiu também o chapéu e tornou-se mais um mentiroso. Leiam;
Juarez Capaverde


Advogados ligados ao PT pedem adiamento do julgamento do mensalão

Documento entregue à presidente do TSE, que também integra o STF, alega que o cronograma atual causaria desequilíbrio nas eleições municipais de outubro

Gabriel Castro
                     
Ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (Nelson Jr./SCO/STF)
Um grupo de cinco advogados apresentou uma representação à presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, pedindo que ela interfira pelo adiamento do julgamento do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF), Corte que também integra. O grupo argumenta que, como o período do julgamento coincide com a campanha eleitoral, "o desequilíbrio em desfavor dos partidos envolvidos é evidente". 

Dois dos signatários trabalham no núcleo jurídico do PT: Marco Aurélio de Carvalho e Gabriela Shizue de Araújo. Oficialmente, entretanto, a iniciativa foi tomada de forma autônoma, sem influência do partido. "Sou, sim, coordenador do setorial jurídico do PT em São Paulo", confirma Marco Aurélio. "Mas essa matéria não foi objeto de deliberação do partido".

O material entregue nesta quarta-feira à Justiça Eleitoral cita os riscos da influência do julgamento sobre a campanha: "O julgamento avançará por todo o momento de apresentação e debate dos candidatos, com previsão de encerramento às vésperas da votação", diz o pedido.

O documento pede que Cármen Lúcia convença os colegas de STF a adiar o julgamento: "Requer-se respeitosamente que Vossa Excelência, na qualidade de presidente do tribunal que dirigirá as eleições municipais, pondere da possibilidade de externar as preocupações ventiladas nesta peça aos senhores ministros relator e revisor  do referido processo, além do senhor presidente e demais componentes do pretório excelso". Os advogados que assinam o documento não podem apresentar um pedido formal de adiamento do julgamento porque não representam nenhuma das partes envolvidas no caso.

O julgamento do mensalão está marcado para 2 de agosto. A previsão é de que as sessões se prolonguem por pelo menos um mês, coincidindo com a fase mais movimentada do período eleitoral. O primeiro turno das eleições municipais ocorre em 7 de outubro.





Frase do dia

Acusação gravíssima

“O precedente que se criará com a condenação não estará atingindo só os 38 réus, estará atingindo todos os brasileiros, pois não estará respeitando os devidos direitos legais dos envolvidos”.

                                  

Pedro Paulo Medeiros, advogado de Delúbio Soares, sobre o julgamento do mensalão, acusando os 200 milhões de brasileiros de fazerem parte da quadrilha que estabeleceu um novo recorde mundial na modalidade não olímpica Roubalheira Federal.




A desfaçatez desta turma e de seus advogados chega ao cúmulo de frases como a em destaque, então somos todos cúmplices dos petistas no caso do mensalão e devemos ser também julgados, menos claro seu grande líder Lula o Mentiroso! Sem mais palavras.
Juarez Capaverde




Até amanhã.
                                          
                                              Delúbio pergunta à Zé Dirceu
                                  

As fotos inseridas o foram pelo blogueiro. Juarez Capaverde




Nenhum comentário:

Postar um comentário