terça-feira, 3 de julho de 2012

SAUDADES DO BARÃO DE ITAMARATY - MARCO MAIA DITADOR DA CÂMARA - LULA O DEMENTE APRONTA DEPOIS RECLAMA - PARAGUAI INVESTIGA CHAVEZ POR INSUFLAR LEVANTE - LEIAM O QUE ACONTECE NA DEMOCRACIA CHAVISTA- CONGRESSO URUGUAIO DÁ EXEMPLO AO BRASILEIRO -


Bom dia, incrível o desprestígio com que nosso Itamaraty, tantas vezes elogiado pelo mundo afora por atitudes democráticas e coerentes com nossa visão de acontecimentos internacionais, está hoje sofrendo da estupefação generalizada no mundo, por sua atitude junto aos acontecimentos no Paraguai, prestigiando um ditador como Hugo Chaves em detrimento da democracia Paraguaia que agiu conforme sua Constituição e seu Parlamento, se a Constituição Paraguaia não é perfeita, é a que está em vigor democraticamente no país e foi por seu povo referendada. Não é o Brasil e esta corja de tiranetes sul americanos que tem que dizer como se escreve uma Constituição, queriam com certeza, que fizessem como o cretino do Hugo Chaves que usou e abusou de seus poderes e mudou a Constituição Venezuelana para seu benefício. Como o Brasil, com uma liderança duramente conquistada por governos anteriores, inclusive o militar, hoje está atrelado às esquerdas que se impõem no continente sul americano lideradas por este senhor Hugo Chaves sabidamente um ditador, e acompanhado de Cristina Kirchner outra que está colocando as manguinhas de fora no seu governo causando grande mal estar a população argentina com um apelo altamente populista, sem falar nos outros amigos do Brasil como Evo Morales, Rafael Correa que também estão usando o poder que lhes concedeu o povo de seus países para agirem de forma ditatorial e criminosa. Por termos, ainda, uma Suprema Corte forte escapamos por enquanto desta maneira de agir, porem, estão tentando desde que assumiu Lula o Sujo, a mudar os preceitos constitucionais deste país, mas ainda não conseguiram e não conseguirão já que o grande líder em sua demência atual está pondo os planos do partido por água abaixo, felizmente, a demência de Lula está ajudando para que o país acorde e veja quem realmente são esta cambada que se alojou no poder. Leiam este artigo de Marco A. Villa sobre nosso símbolo maior perante os países do mundo, o Itamaraty.
Juarez Capaverde







Saudades do Barão: o Itamaraty virou correia de transmissão dos caudilhos.

 

Postado por Villa

Depois das últimas trapalhadas do Itamaraty (especialmente apoiando a suspensão do Paraguai e a entrada pela janela da Venezuela no Mercosul), creio que vale republicar o artigo "Saudades do Barão" que saiu na "Folha de S. Paulo" de 4 de outubro de 2009.


São Paulo, domingo, 04 de outubro de 2009


TENDÊNCIAS/DEBATES

Saudades do barão MARCO ANTONIO VILLA


Seria bom aproveitar as próximas eleições e, pela primeira vez, transformar a política externa em tema eleitoral .


AS TRAPALHADAS na condução da crise de Honduras sintetizam de forma cristalina a ação do Itamaraty nos últimos sete anos. É um misto de voluntarismo com irresponsabilidade. Algumas vezes, Celso Amorim mais parece um líder estudantil do que ministro das Relações Exteriores.


O Brasil não tem nenhuma vinculação histórica com a América Central.


Contudo, o governo brasileiro insistiu em ter participação direta na crise hondurenha. Queria demonstrar liderança regional numa área historicamente de influência norte-americana.


Como uma espécie de recado do "cara" para Barack Obama, comunicando que o Brasil era a nova potência da região. Potência sem "marines", mas com muita retórica e bazófia.


Claro que tinha tudo para dar errado, como se, em um filme de faroeste, John Wayne fosse substituído por Oscarito.


A aventura alcançou o ápice quando Zelaya chegou à embaixada brasileira. Minutos depois, recebeu a adesão de centenas de seguidores. Logo o local virou um acampamento. A tradição latino-americana se impôs. Muitos discursos, acusações, traições e atos de valentia sem nenhuma consequência prática. E tudo isso na embaixada brasileira, território nacional.


Quando o governo hondurenho cercou o prédio, o ato foi considerado autoritário. Imagine o que faria Fidel Castro se um líder anticastrista entrasse na embaixada brasileira em Havana e de lá insuflasse a população cubana à rebelião...


Celso Amorim declarou diversas vezes que lá em Honduras estava sendo jogada a sorte da democracia na América. Não era possível transigir com princípios democráticos e legais.


Era necessário não retroceder.


Estranhamente, essa determinação não é aplicada na América do Sul.


Mais ainda quando nossos vizinhos agem deliberadamente contra os interesses brasileiros, violando tratados, leis e contratos.


Tivemos o caso das refinarias da Petrobras na Bolívia, que foram tomadas abusivamente pelo governo local. Tivemos a insistência paraguaia impondo a revisão do tratado de Itaipu 15 anos antes do seu término. Tivemos as sucessivas violações do tratado do Mercosul realizadas pela Argentina e as abusivas medidas adotadas pelo governo equatoriano contra empresa brasileira.


A tudo isso o governo Lula assistiu passivamente. Não moveu um dedo.


Pelo contrário, concordou com as arbitrariedades, desmoralizou as gestões anteriores do Itamaraty e, assim, abriu caminho para que amanhã um governo resolva, de modo próprio, descumprir um tratado ou acordo.


A simpatia política com os governos chamados bolivarianos e subserviência a eles chegou ao ponto da absoluta irresponsabilidade.


A Colômbia, que tem tentado estabelecer uma política de cooperação com o governo Lula para melhorar a fiscalização da fronteira, é sistematicamente tratada com hostilidade, inclusive nos fóruns regionais.


Já a Venezuela, que disputa claramente espaço político com o Brasil e que não perde uma oportunidade para debilitar os interesses brasileiros na região (como durante a encampação das refinarias da Petrobras na Bolívia), é tratada como aliada, mesmo tendo uma política externa agressiva, sustentada por fabulosas compras de modernos armamentos. E, como o que está ruim pode piorar, a Venezuela vai entrar no Mercosul.


A diplomacia brasileira tentou por todos os meios ter presença diretiva em vários organismos internacionais e no Conselho de Segurança da ONU.

Como necessitava de votos, considerou natural ignorar graves violações dos direitos humanos em vários países (como o genocídio de Darfur), apoiou ditadores (como Muammar Gaddafi) e até fez campanha para um aspirante a diretor-geral da Unesco notabilizado por declarações de cunho antissemita. Mesmo assim, os candidatos brasileiros foram derrotados, e a estratégia fracassou.


O presidente Lula transformou o Itamaraty em uma espécie de Íbis, clube de futebol pernambucano celebrizado pelo número de derrotas.


O Brasil precisa ter papel relevante nos organismos e nas negociações internacionais. Disso ninguém discorda. Mas a maturidade econômica do país não condiz com uma política externa inconsequente. Não é com base em aventureirismo que o país vai ser respeitado. E muito menos servindo de cavalo de troia de bufões latino-americanos.


Um dos grandes desafios para o século 21 brasileiro é a construção de uma política externa global, que enfrente os desafios da nova ordem internacional. Um bom caminho para dar início a essa discussão é aproveitar a próxima eleição e, pela primeira vez, transformar a política externa em tema eleitoral.
Marco Antonio Villa

Historiador. Professor do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos. Bacharel e Licenciado em História, Mestre em Sociologia e Doutor em História.




II- O DITADOR DA CÂMARA AMEAÇA O GOVERNO DILMA, PIOR ELE É DO PT



Para que se tenha uma idéia do que acontece neste país depois da ascensão do PT ao poder, deve-se ler o editorial do Estadão que transcrevo para vocês abaixo, é incrível a falta de vergonha desta cambada de cretinos para atingirem seus objetivos, mesmo que para isto desmontem o governo continuam a impor suas solicitações por cargos e por verbas, é um verdadeiro acinte ao povo deste país, como já escrevi recentemente o Sr. Marco Maia é hoje o ditador da Câmara, este ariano com tendências nazistas, a muito já mostra a que veio, hoje na Presidência da casa faz o que lhe dá na telha sem justificar nada, inclusive não seguindo o regimento que rege as atitudes dos parlamentares em suas obrigações e deveres, onde devem respeitar a Lei sempre e em todos os momentos, dando exemplo de honradez, honestidade e de cidadão que ali está representando o povo brasileiro, mas não é isto o que faz o Sr. Marco Maia, um petista raivoso como cão sarnento que se acha acima das Leis em todas suas atitudes pérfidas. Leiam;
Juarez Capaverde



‘As investidas da tigrada’, editorial do Estadão

PUBLICADO NO ESTADÃO DESTA SEGUNDA-FEIRA

É a velha história. Para se vingar do governo que resiste a dar-lhes as verbas, os cargos e a “participação” nas decisões que vivem exigindo, políticos nominalmente aliados da presidente Dilma Rousseff tratam de emplacar projetos nas áreas mais diversas, cujo traço comum é inflar o gasto público. De quebra, fazem bonito para as suas clientelas em potencial ─ os interesses organizados que se beneficiarão dos gastos.

O que há de novo na presente temporada de caça ao tesouro, que beira o frenesi por ser este um ano eleitoral, é que na dianteira das sortidas está o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, do mesmo PT de Dilma. Com companheiros assim, ela não precisa de adversários que deem curso a “aventuras fiscais”, como disse, ou tenham “a soberba de achar que podemos brincar à beira do precipício” ─ a crise externa a que também o País é vulnerável.

Na própria cúpula do PT, Maia é criticado por seu “apetite de gafanhoto”, noticiou o jornal Valor. O seu grupo ambicionava uma diretoria da Petrobras, uma vice-presidência do Banco do Brasil e a presidência do fundo previdenciário da instituição, o Previ. Mas são enxames que atacam o erário. Na terça-feira, uma comissão da Câmara aprovou proposta que eleva a 10% do PIB, ao longo de dez anos, o dispêndio nacional com a educação. Atualmente é a metade disso. O impacto previsto quando a meta for alcançada é da ordem de R$ 230 bilhões por ano. O governo precisará mobilizar governadores e prefeitos para derrubar a extravagância no Senado.

No dia seguinte, o Planalto teve de despachar às pressas ao Congresso o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e a sua colega de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, para sustar outra brincadeira à borda do abismo, endossada por Marco Maia. Apesar de apelos em contrário, ele havia mantido na ordem do dia o projeto que reduz de 42 para 30 horas a jornada semanal de trabalho dos profissionais de enfermagem. A redução acarretaria um gasto extra de R$ 7,2 bilhões anuais. A custo, a votação acabou adiada.

Outra bomba desativada ─ temporariamente ─ foi a votação da proposta que acaba com o fator previdenciário no cálculo das aposentadorias pelo INSS. A regra aumenta a permanência na ativa do trabalhador que pretenda obter o teto do benefício. O fator é um remendo, mas a sua abolição, desacompanhada de uma reforma da Previdência, engordará o déficit do sistema, ao provocar uma corrida às aposentadorias. Maia havia incluído a matéria na pauta da sessão de quarta-feira. O governo ficou de apresentar uma alternativa para ir a plenário em agosto.

As ameaças se multiplicam. As pragas poderão devastar até mesmo o arranjo institucional envolvendo as finanças dos Três Poderes. Na última semana, passou em surdina numa comissão especial da Câmara um projeto de emenda constitucional que acaba com o teto salarial no serviço público em todos os níveis da Federação. Atualmente, o teto é fixado pelo governo. Na mesma linha do “liberou geral”, a Comissão de Finanças da Casa acaba de endossar a enormidade, aprovando duas emendas à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que subtraem poderes do Executivo, de modo a permitir o aumento de despesas sem a sua autorização.


III- LULA O DEMENTE APRONTA E AINDA RECLAMA

Lula o Demente está reclamando que Eduardo Campos do PSB não está seguindo o “combinado” entre eles, claro depois que Lula aprontou deixando de lado a indicada pelo PSB para vice na chapa de Haddad em São Paulo, Luiza Erundina, juntando-se a Maluff, ainda queria que tudo continuasse igual nas relações com Campos. Isto é muito bom, as coligações do PT estão se esfacelando como já escrevi aqui, e isto deixará margens que este partido de crápulas não consiga eleger ou reeleger grande parte de seus indicados para as Prefeituras e Câmaras Municipais, hoje o povo está sabendo que partido é o PT, um partido de trapaceiros e estelionatários como seu líder principal, isto é ótimo para o povo brasileiro. Leiam;
Juarez Capaverde



Aborrecido com Eduardo Campos, Lula diz fazer questão de viajar a Recife para prestigiar petista

Josias de Souza


Na quinta-feira (28) da semana passada, Lula recebeu em São Paulo o governador pernambucano Eduardo Campos, presidente do PSB federal. Autorizou a veiculação de uma foto na qual posa sorridente ao lado do visitante. A cena estimulara a versão segundo a qual Lula aceitara sem mágoas a decisão de Eduardo de romper com o PT na cidade de Recife. Engano.

Em privado, o morubixaba do PT revela-se aborrecido com o mandachuva do PSB. Informa que faz questão de viajar à capital de Pernambuco para participar da campanha do candidato do PT à prefeitura da cidade, o senador Humberto Costa. Quer derrotar Geraldo Júlio, o candidato fabricado na última hora por Eduardo.

Entre quatro paredes, Lula soa como se estivesse incomodado com o que chama de “açodamento” do aliado do PSB. Ficou especialmente abespinhado com a reaproximação de Eduardo com o senador Jarbas Vasconcelos, que patrocinou a adesão do PMDB à caravana antipetista de Recife.

Conforme noticiado aqui, Eduardo insinua-se desde logo como alternativa ao projeto reeleitoral de Dilma Rousseff. A ruptura da capital pernambucana insere-se nesse contexto, que tem 2014 como pano de fundo.

Ainda sob os efeitos do tratamento contra o câncer na laringe, Lula queixa-se de dores na garganta. Informou aos operadores do PT que, antes de mergulhar nas campanhas municipais, pretende sair de cena por pelo menos 15 dias. Atento à preocupação dos seus médicos, quer dar um descanso à voz.

Depois, planeja concentrar-se em três praças. Além de São Paulo, onde se esforça para transferir prestígio para Fernando Haddad, decidiu priorizar Recife. Sobrando-lhe tempo e disposição, gostaria dar as caras também em Salvador.

Na capital baiana, o petista Nelson Pellegrino, candidato do governador Jaques Wagner, mede forças com um ACM Neto (DEM) bem posto nas pesquisas. Tomado pelas palavras, teria muito gosto em ajudar a impor uma derrota ao DEM na cidade em que a legenda exibe suas melhores chances de êxito.



IV- HUGO CHAVEZ NA MIRA DO PARAGUAI POR INCITAR LEVANTE ARMADO

Enfim está o Paraguai exercendo seu direito a soberania, ao investigar a tentativa de golpe estimulado por Hugo Chaves e Rafael Correa, irá colocar no lugar devido estes crápulas, que deverão ser denunciados perante organismos internacionais por esta tentativa de golpe num país soberano e livre, Patriota o Ministro brasileiro também estava por lá orientado por Marco Aurélio Garcia este Marxista/Fascista conselheiro de Dilma, será que também não estava ajudando no complô? As investigações irão dizer, mas quanto a Chaves e Correa já há a certeza por testemunhos dos próprios militares incitados a violência. Leiam
Juarez Capaverde



Paraguai investiga Venezuela por tentativa de golpe militar


Chanceler de Hugo Chávez incitou Exército a defender Lugo de impeachment


Ministro de Relações Exteriores da Venezuela, Nicolás Maduro, incitou os militares paraguaios a colocar as tropas nas ruas (Jorge Adorno/Reuters)
A Justiça do Paraguai anunciou na segunda-feira o início de uma investigação sobre a intromissão do chanceler da Venezuela, Nicolás Maduro, no Exército paraguaio durante o processo de impeachment do presidente Fernando Lugo. Durante os dois dias de processo que culminaram com a destituição de Lugo, o ministro de Relações Exteriores da Venezuela incitou os militares a colocar as tropas nas ruas para defender o ex-presidente.

O procurador-geral do estado, Javier Díaz, designou os promotores Stella Marys Cano e Raquel Brítez para realizar a investigação sobre a ação de Maduro. A ministra da Defesa do Paraguai, Maria Liz García de Arnold, já havia acusado Nicolás Maduro de convocar os comandantes militares a agir para defender o então presidente Lugo, destituído em 22 de junho.

"O chanceler Maduro incitou os chefes militares a reagir a uma situação que afetava o presidente. Pediu que agissem naquele momento, de acordo com os acontecimentos, em reunião que ocorreu uma hora antes da decisão do Senado que destituiu Lugo", afirmou a ministra.

Pressão - Segundo o deputado José López, porta-voz da comissão da Câmara dos Deputados que ouviu o testemunho de um dos comandantes paraguaios, "está confirmado plenamente que o chanceler venezuelano e o embaixador equatoriano foram ao gabinete militar da presidência da República no dia do impeachment".

"Fernando Lugo foi destituído por mau desempenho de suas funções em razão de ter exercido o cargo de maneira imprópria, negligente e irresponsável, trazendo o caos e a instabilidade política a toda a República", afirmou o Congresso paraguaio. O estopim da crise foi a morte de 11 trabalhadores sem-terra e de 6 policiais em um confronto armado no início de junho, durante a desocupação de uma fazenda. O ditador da Venezuela, Hugo Chávez, e seu aliado do Equador, Rafael Correa, consideraram o impeachment um 'golpe de estado'. 


V- SAIBAM O QUE ACONTECE NA DEMOCRÁTICA VENEZUELA DE CHAVEZ

Venezuela
Acusada de revelar segredos, médica da Presidência é presa.

DA EFE - Uma médica lotada no palácio presidencial da Venezuela foi detida por supostamente ter revelado "segredos políticos ou militares que concernem à segurança" do Estado entre 2010 e 2012, informou o Ministério Público local.
Ana María Abreu de San Miguel, 51, 12 anos de serviço na sede de governo, disse que a acusação é vazia e se declarou uma "presa política".

A defesa de Abreu diz que nos autos não há menção sobre a saúde de Hugo Chávez, convalescente de um câncer do qual não revela detalhes. A médica não atende o presidente. A acusada é cunhada da ativista crítica do governo Chávez ocio San Miguel.


VI- EXEMPLO A SER SEGUIDO NO BRASIL SE TIVESSEMOS DE FATO CONGRESSISTAS

Abaixo noticia da atitude de parte do Congresso Uruguaio com respeito ao acontecido com o Paraguai excluído do Mercosul e da entrada em desacordo com os princípios fundamentais da criação do bloco da Venezuela de Chavez, se nossos congressistas tivessem vergonha na cara tomariam a mesma atitude cobrando explicações do governo brasileiro por desrespeitar uma regra explícita da constituição do Mercosul na sua criação, que foi desrespeitada com o acesso da Venezuela no bloco. Leiam;
Juarez Capaverde


Oposição uruguaia convoca chanceler a dar explicações
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DE MONTEVIDÉu

Os partidos uruguaios Nacional, Colorado e Independiente, de oposição, decidiram ontem convocar o ministro das Relações Exteriores, Luis Almagro, para dar explicações no Senado sobre a transformação da Venezuela em membro pleno do Mercosul.

Legisladores do Partido Colorado também anunciaram que não vão mais participar das reuniões do Parlamento do bloco se for proibida a entrada de políticos paraguaios.

Para a oposição, Almagro "mentiu" quando disse a legisladores uruguaios que a suspensão da participação do Paraguai nas reuniões do bloco não precipitaria a entrada da Venezuela no Mercosul.

Em entrevista à rádio El Espectador, Almagro confirmou o que chamou de intervenção "decisiva" da presidente brasileira, Dilma Rousseff, em reunião com seu colega uruguaio, José Mujica, para que se aceitasse a Venezuela como membro do Mercosul.

Segundo Marco Aurélio Garcia, assessor da Presidência brasileira para assuntos internacionais, a decisão de incluir a Venezuela no Mercosul foi proposta por Mujica e acatada pelos demais países.

O senador Jorge Larrañaga, do Partido Nacional, classificou a suspensão do Paraguai e a entrada da Venezuela no Mercosul de "vergonha" e de "ato de entreguismo inédito na história do Uruguai".

O ex-presidente uruguaio e senador Luis Alberto Lacalle, também do Partido Nacional, se reuniu na sexta com o presidente paraguaio, Federico Franco.

O objetivo da visita, segundo o senador, foi oferecer-lhe apoio e colocar-se como "mensageiro" do novo governo dentro do Senado uruguaio. Deputados e senadores da oposição pedem a renúncia de Almagro.
(DENISE MOTA)
Com a Sucursal de Brasília




Frase do dia

“Lula não tem caráter.”

Sociólogo Chico de Oliveira, fundador do PT, no programa Roda Viva, da TV Cultura





Quem falou a frase acima foi ninguém menos que um dos fundadores do PT, uma pessoa coerente com ideais corretos, seja de esquerda ou não, é uma pessoa que merece respeito por saber bem tudo do partido que ajudou a fundar, e que, Lula o Demente, se apossou transformando o Partido dos Trabalhadores em Partido dos Trapaceiros, aos poucos vai se sabendo bem quem é o grande líder, o pior dos trapaceiros, que usa o partido para sua insaciável ânsia do poder.
Juarez Capaverde





Até amanhã,




As fotos inseridas nos textos o foram pelo blogueiro.Juarez Capaverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário