domingo, 25 de setembro de 2011

FEDERAL - MUNICIPAL

Bom dia, fim de semana, descanço, passeios, tudo de bom, agora nova semana, velhos problemas, outras metas, vamos em frente, renovar para viver.  Hoje, comentarei sobre dois assuntos que me chamaram a atenção, aliás, um deles já a bastante tempo e hoje tentarei coloca-lo aos senhores e senhoras que, para minha satisfação, e agradecimento, tem me dado o prazer de suas companhias diariamente. 
Vamos agora tentar entender porque a sra. Ana Arraes, mãe do governador Eduardo Campos, aliado politíco do governo e de LULA, o grande mentor, conseguiu sua indicação pelo congresso, essa cambada de puxa-sacos(desculpem), mas não ha palavras adequadas para titular nossos ditos representantes. Leiam abaixo parte de matéria veínculada sobre o assunto, depois volto:

Fiscalização

Por que todos querem o TCU?

Mobilização em torno do processo eleitoral do órgão que fiscaliza dinheiro público põe em xeque independência de Ana Arraes, que assume sob a força de interesses políticos que não combinam com sua verdadeira função

Adriana Caitano, André Vargas e Marina Pinhoni
   
Ana Arraes
Detentor de um papel fiscalizador fundamental, o Tribunal de Contas da União (TCU) identificou, nos últimos anos, irregularidades em dezenas de obras públicas e forçou sua interrupção, para impedir que dinheiro do contribuinte sumisse pelo ralo ou fosse desviado por malfeitores. Ao cumprir sua tarefa, o órgão irritou autoridades como o ex-presidente Lula, que o atacou em diversas ocasiões.

Uma das ideias esgrimidas pelos inimigos do TCU é a de que uma longa paralisação pode também ser lesiva ao interessa comum. Na semana passada, esses inimigos conquistaram uma aliada no interior do próprio tribunal. Eleita na quarta-feira para uma vaga no TCU, a pernambucana Ana Arraes imediatamente revelou a filosofia que traz para o cargo: “A paralisação de obras às vezes sai mais cara”.

Começamos a entender não é? Se houver  alguma coisa de errado nas obras pública o governo terá aliados importantes dentro do TCU, que comungarão suas idéias e não agirão de acordo com o principio ético e fiscalizador necessário, para caso haja desvio em uma obra, isso não venha a público nem a obra seja embargada. E eles poderão continuar roubando muito. Mas vamos ler outros tópicos da matéria:

A campanha que levou à vitória da deputada tomou proporções inéditas no Congresso Nacional. Na última semana, cabos eleitorais tomaram os corredores da Câmara, distribuindo bottons e adesivos. Candidatos visitaram gabinetes, foram homenageados com jantares badalados, receberam apoio e abraços efusivos dos eleitores. 
Filho de Ana Arraes, o governador Eduardo Campos (PSB-PE), praticamente se mudou para Brasília e conseguiu derrotar o ex-presidente da Câmara Aldo Rebelo (PCdoB-SP). O processo eleitoral inusitado acabou se transformando em ferramenta para um político em ascensão fazer campanha antes da hora de fazer campanha.


Continuando a ler, vamos entendendo melhor:


Ataques - O Tribunal de Contas da União foi alvo de inúmeros ataques do antecessor da presidente Dilma Rousseff. “Nem sempre o que o TCU diz que constata é verídico”, declarou inadvertidamente o ex-chefe do Executivo, em novembro de 2010. “Com que direito alguém para uma obra por nove meses?", indagou o mesmo, em novembro de 2009. 

Ainda ministra, em setembro de 2009, Dilma também questionou a atuação do TCU, embora de forma bem mais contida. "Não queremos mudar o TCU e nem diminuir o nível de fiscalização do TCU, mas eu noto que há um descontentamento em alguns segmentos e o governo vai tratar desse assunto porque a ele chegam muitas falas nesse sentido", declarou à época. 
As investidas fazem sentido. O PT costuma jogar nas costas do órgão fiscalizador o atraso em obras como as do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). No entanto, sem o trabalho dos auditores do órgão, muitas irregularidades passariam despercebidas.

Estamos entendendo então, como sempre, e é de praxe no governo dos petralhas, seus erros não são seus, suas imcompetências não são suas, sempre há alguem que atrapalha sua exelente gestão! Pode isso? Mas eles e seu grande mentor o megalomaníaco LULA  são assim, eles sabem tudo, os outros que atrapalham, este seria o país das maravilhas se não tivessem os de contra eles, ou seja os honestos e trabalhadores que são lesados, surrupiados abertamente por esta corja que se instalou no poder. Mas vamos ler mais um pouco:

Nos últimos três anos, o TCU fiscalizou, em média, duas centenas de obras. Em 2010, apontou irregularidades graves e mandou parar 32 das 231 obras fiscalizadas – 13,8% do total. Destas 32, 17 fazem parte do PAC e outra também está incluída entre os projetos da Copa - reforma do Aeroporto de Guarulhos. 
Atualmente, há cinco obras paradas ou que ainda nem começaram. Todas têm problemas de sobrepreço ou superfaturamento. Uma delas, a implantação da Linha 3 do Metrô do Rio de Janeiro, orçada em 770 milhões de reais, nem saiu do papel. 
Quando uma auditoria detecta erros em licitações, obras e contas públicas, por exemplo, o órgão pode apenas recomendar que sejam corrigidos os problemas. “Os ministros não têm o poder de impedir que o orçamento do ano seguinte destine dinheiro para aquelas obras, apenas enviam relatório para o Congresso dizendo quais não devem continuar e os parlamentares ignoram solenemente”, diz o diretor-executivo da Ong Transparência Brasil, Cláudio Abramo. 

Leram, quando hà uma orientação do TCU sobre obras, os PARLAMENTARES, IGNORAM SOLENEMENTE, aí podemos tambem verificar que este congresso, em sua grande maioria é podre, e só ligam aos seus próprios interesses. Mais ainda:

Além da remuneração de 25.386 reais e do cargo vitalícios, a aposentadoria, na maior parte dos casos, é integral e eles têm direito a uma cota de até 43.000 reais por ano para passagens aéreas. Em cada gabinete, há um assistente e um oficial comissionados que ganham, juntos, 20.171 reais. Também estão à disposição dos ministros também auditores e técnicos concursados - os cérebros por trás dos relatórios do órgão. 
A mobilização de partidos, parlamentares e até governadores em torno do processo eleitoral no TCU põe em cheque a independência da mãe de Eduardo Campos, que chega ao órgão sob a força de interesses políticos que não combinam com sua verdadeira função. Resta saber que papel Ana Arraes desempenhará daqui para frente na nova função. Melhor que seja o de defensora do dinheiro público.
Alem de ganhar uma nota preta pela função, ainda há, com muita razão, a desconfiança sobre os atos futuros desta senhora, mesmo assim foi alçada ao posto por nossos parlamentares, tão ciosos estão de agradar ao governo. É brincadeira, guardem mais essa atitude em suas memórias, e nas próximas eleições lembrem de quem hoje lá está, e pelo voto, nossa única arma, façamos as mudanças necessárias para que possamos novamente elevar este país aos níveis que merecemos, sem esta corja nos roubando a todo momento.

ASSUNTO 2

CRICIUMA  
 Como morador desta linda cidade, a qual adotei a alguns anos, apesar de não ter aqui votado e não ter simpatia por partidos e nomes locais, posso dissertar sobre os acontecimentos políticos  no dia a dia da cidade. Tendo acompanhado o prefeito anterior, e agora  ao atual, sr. Clésio Salvaro em seus empreendimentos e benfeitorias para a cidade e sua população, tenho a declarar, que o sr. Clésio e sua equipe, estão me surpreendendo satisfatóriamente com seus feitos em benefício de todos que aqui residem. Com uma equipe de trabalho coesa, e uma liderança que muitos dizem ser prepotência, o que não concordo, suas atitudes tem sempre beneficiado ao povo desta cidade, senão vejamos, obras como o esgotamento sanitário, que não não visiveis depois de pronto, o canal auxiliar para evitar as cheias no centro da cidade, o asfaltamento de ruas importantes para a circulação viária, e agora com a conclusão em breve do Parque das Nacões, um parque que nos deparamos ainda em obras, como magnífico, seu Secretário de Saúde Sr. Silvio Ávila, exelente secretário, sempre pronto a dar respostas e agir em nome da população em um de seus maiores anseios, a saúde, tão sacrificada neste país, cito tambem a Sra. Secretária de Educação Roseli Pizzolo, o Sr. Secretário de Obras Abrahão de Souza, entre tantos outros auxiliares, estando todos realmente de parabéns por esta administração voltada ao bem estar de sua população.
Tenho ouvido também, criticas ácidas de pessoas e partidos ao sr. Prefeito Clésio, encabeçados pelo PT e PMDB, na voz de, entre outros da Sra. Vereadora Romana Remor, cujo objetivo, tem-se percebido ser única e exclusivamente eleitoral, já que partidos contrários a administração atual, tem como seu mais forte candidato(pensam eles) a Sra Romana, suas críticas tenho certeza não encontrarão eco na população, que estão vendo, frente a seus olhos, porque a sra.vereadora está contra o sr. Prefeito Clésio, é tão somente sua imensa vontade de ser eleita Prefeito. Todos que se ligam ao PT e suas idéias querem o poder pelo poder, e para isso usam de todas as artimanhas possíveis, inclusive denegrindo e desprezando ações bem feitas de seus adversários. Eu, como morador desta cidade, que tenho visto tudo de bom que se fez aqui neste governo do Sr. Clésio, espero que o povo não se deixe envolver pelas críticas dessa gente, pois sabem e estão vendo o que estão fazendo no governo federal, então se cuidem, não deem ouvidos a eles, cuidado, muito cuidado, e observem bem os atos e atitudes recentes da sra. Romana e fiquem atentos.
É isso ai, amanhã tem mais, vamos continuar a acompanhar de perto os fatos políticos de nossa cidade para tentar dar nossa modesta opinião sobre eles. Até mais. Obrigado 


Voltei para este adendo;


Como falei acima da sra. Romana Remor, preciso colocar em pauta hoje, segunda-feira, o fato que circula na mídia local, houve uma denúncia formulada na polícia que um assessor da sra. Romana ameaçou um dos citados para comparecer a Cpi do Esgoto, onde tudo estão fazendo para derrubar o prefeito atual sr. Clésio, leram, foram ameaçar um depoente, entenderam, virou caso de polícia por ter perdido as "estribeiras" a  sra. Romana Remor, e aí, é ou não é um desejo frenético de tentar fazer com que a Cpi encontre  problemas e assim deturpar o governo do Sr. Clésio, já dei acima minha opinião sobre o mesmo.
Outra da Sr. Romana, por 2 vezes já, apesar de ter confirmado, não compareceu frente aos microfones da Radio Eldorado para participar de debates políticos, um sobre a Cpi, que falou por telefone, muito fácil não é, debater por telefone, e agora hoje, apesar de ter novamente confirmado não compareceu ao debate político que se desenrola nos microfones da rádio, com a mesma desculpa, outros compromissos, tá é fugindo da raia, como se diz, pois deve saber que o assunto policial viria a pauta, e como responder? É fato corrente!


Volto amanhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário