sexta-feira, 23 de setembro de 2011

IPI AUTOMÓVEIS IMPORTADOS

Bom dia caros leitores, hoje falarei um pouco sobre o novo IPI para os carros importados decretado pelo governo alguns dias atrás. Pergunto-lhes, será que isso virá em benefício do povo? Pelas discusões repassadas pelos jornais e revistas nacionais e internacionais, cheguei a conclusão que o unico benefíciario de fato, mais uma vez foi o governo, e como sempre colocando o benefício na conta do povo(eles costuman fazer isso), mas o que está parecendo pela fala de especialistas o único, repito, o unico benefíciário é o governo dos petralhas. Leiam alguns tópicos da reportagem abaixo, depois volto:

Setor automotivo

O monstrengo do IPI tem pai: Guido Mantega

Ministro atropela pasta do Desenvolvimento e tenta tomar a frente na política industrial, formulando em segredo a medida cujo benefício ao consumidor ninguém consegue entender.  

Guido Mantega

 


Há exatamente uma semana, economistas, empresários e consumidores têm tentado, sem sucesso, entender o decreto anunciado pelo governo que aumenta em 428% a cobrança do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos automóveis importados. A decisão provém, oficialmente, de um grupo de estudo interministerial – composto pelas pastas do Desenvolvimento, da Fazenda e de Ciência e Tecnologia – que tentava, junto à Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), encontrar uma maneira de tornar os automóveis nacionais mais competitivos. No entanto, por trás de um trabalho que deveria ser técnico, está a mão protecionista do economista Guido Mantega, cujo ministério nada tem a ver com a política industrial do Brasil. Se seus sonhos de se tornar o homem-forte do governo – e interferir em todas as esferas – não foram realizados durante a gestão anterior, o ministro agora consegue avanços ao ser o principal autor do novo IPI.

O site de VEJA ouviu mais de uma dezena de fontes ministeriais e do setor automotivo que não quiseram ter seus nomes revelados devido à complexidade do assunto – e a um possível temor de retaliação. Todas proferiram uma informação em comum: o ministro Mantega – que deveria se ocupar inteiramente da função de cuidar do superávit fiscal e ajudar o Banco Central a combater a inflação – articulou praticamente sozinho com as montadoras ditas nacionais a descabida medida da última semana. Nem mesmo os ministros Aloizio Mercadante e Fernando Pimentel, da Ciência e Tecnologia e do Desenvolvimento, respectivamente, tinham total conhecimento do assunto.

Voltei;
Leram? Alem de tudo ainda tem os sonhos do ministro de ser o bambam do governo, mais abaixo, as fontes não quiseram ter seus nomes revelados por temor de retaliação, pois conhecem o modo do governo dos petralhas agirem contra quem está contra seus desejos. Sabemos então que no megalomaníaco  todos querem se espelhar. Continuando:

Atropelo – O número que circulava nos corredores do governo nas semanas que antecederam o decreto era de que o acréscimo do IPI seria de 30% e não de 30 pontos porcentuais. A decisão de adotar uma saída ou outra traz consequências muito díspares. Elevar uma alíquota em 30% significa que o IPI de um carro popular flex passaria de 7% para 9,1%. Contudo, ao lançar mão do ajuste de 30 p.p., esse mesmo IPI vai a 37%. A alta absurda da carga tributária faz com que veículos que não cumprem as regras de nacionalização fixadas pelo governo fiquem até 28% mais caros para o consumidor final. “ 

 
Se entende então  que quem será penalizado, será o consumidor final, que não terá a sua disposição automóveis com todos os ítens de segurança, conforto, etc., pelo preço compatível com nossas condições, e teremos, por que quer o governo, optar pelo nacional sem nada, como se diz "pelados", e mais, sendo um dos automóveis mais caros do mundo, até porque a carga tributária fixada pelo governo não tem comparação em nenhum país deste planeta. Tem mais:

Também na Anfavea, as discussões foram pouco transparentes – tanto que executivos de montadoras ligadas à associação afirmaram à VEJA que não foram sequer consultados. A associação nega, argumentando que, desde o início do ano, há discussões com o governo para tentar melhorar a competitividade da indústria automobilística nacional. Em coletiva, o presidente da Anfavea, Cledorvino Belini, que também preside a Fiat, negou que tenha havido lobby das grandes empresas do setor. Segundo ele, a decisão foi motivada pelo impacto negativo que a importação de veículos tem causado na balança comercial.  

Ocorre que o governo não quis abrir mão dos tributos e utilizou o decreto da semana passada para faturar em cima do contribuinte: limitou a concorrência; reduziu as opções do consumidor, sobretudo da classe média; e deteriorou a imagem do país junto a investidores estrangeiros, mostrando sinais de ingerência política e insegurança jurídica.
 
Então se deduz, claramente, que o objetivo não foi o anunciado pelo sr. Mantega(como sempre fazem), leiam o texto grifado acima, as atitudes tomadas por membros do governo petista, se tem claramente logo, logo, nas dicusões que se fazem disecando as mesmas, que sempre há o favorecimento do governo e não do povo como anunciam em todas suas atitudes, tentando justificar a imcompetência de gestão que existe, leiam mais abaixo sobre a inflação que se avizinha fora de contrôle, atribuição do Sr. Mantega controla-la, o que não está conseguindo:

Todas montadoras nacionais e fontes ministeriais proferiram uma informação em comum: o ministro Mantega – que deveria se ocupar inteiramente da função de cuidar do superávit fiscal e ajudar o Banco Central a combater a inflação –   

E assim, eles estão aí, aprontando em todos os sentidos contra o povo, e sua publicidade só nos mostra irrealidades, o real nos trás a imprensa livre(que eles querem colocar mordaça, lembram), hospitais lotados, transporte público deficiente, segurança pública inexistente, educação que pode chamar-se deseducação, e onde irão os impostos que pagamos, o maiores do mundo, já foi arrecadado mais de 1 trilhão de reais até agora, onde estão, grande parte no bolso dos corruptos, e dos petistas, e ainda querem, sempre querem, criar mais impostos. 

Assim vamos indo, até quando, não sei, fazer algo para mudar é o que devemos, e já começamos.


Até mais, bom fim de semana a todos.



 







Nenhum comentário:

Postar um comentário