sábado, 16 de junho de 2012

O MENSALÃO E O SENSO DE MEDIDA -CONFIEMOS NOS IDOS DE AGOSTO - SECRETÁRIO DE JUSTIÇA DE DILMA PREGA REVANCHISMO- ERUNDINA VICE DE HADDAD QUER SOCIALISMO NO BRASIL - LISTA PARLAMENTARES DA CPI DA VERGONHA


Bom dia, transcrevo abaixo este artigo realmente de grande importância do jornalista Sandro Maia, que se refere ainda ao tema mensalão. Como tema dos dias atuais, o mensalão tornou-se uma grande inspiração a nossos jornalistas, cientistas políticos, professores acadêmicos, editores de grandes empresas de informação, enfim uma gama enorme de estudiosos e formadores de opinião, que se debruçam sobre as variáveis apresentadas a cada dia sobre o tema. Todos nos dão à exata dimensão dos fatos que se passaram naquele episódio lamentável, e que deixou marcas difíceis de apagar na história política brasileira. Até o fato ter sido denunciado, sabia-se que haviam dados que não chegavam à opinião pública, talvez por nunca terem sido comprovados, e por sua importância nunca ter atingido membros tão próximos do poder como o Ministro da Casa Civil e até mesmo a Presidência da República. Muitos o sabem que o Sr. Lula, Presidente na época era conhecedor e incentivador do que estava ocorrendo, mas, por quererem o melhor para o país, homens importantes e de ilibada reputação não o acusaram formalmente deixando-o fora das investigações, hoje, acredito estão estes mesmos homens arrependidos de sua atitude, devem ter a convicção de que ao invés de protegerem o país o jogaram nas mão deste bando de ladrões e aproveitadores que se alojaram no Palácio a base de mentiras contadas através de muita publicidade e fazendo muito mais mal ao povo do que se o tivessem tirado de sua posição presidencial, seria um choque, mas logo se tornaria um episódio passado ao invés do que até hoje estamos assistindo, esta corrupção em todos os níveis do governo podre que poderá nos levar novamente aos dias terríveis por qual já passamos, uma inflação perversa, ou até mesmo, uma nova intervenção militar, que não se pode descartar dada às atitudes de pessoas rancorosas que estão junto ao poder a insuflar os ânimos dos militares, mostrando um revanchismo explícito em suas falas e atitudes, esperamos que possamos pará-los antes, e isto dependerá de nós eleitores, com nosso voto podemos mudar tudo e jogar estes maus brasileiros para o lixo de onde não deveriam ter saído. PT o Partido dos Trapaceiros deveria ser extinto e seus membros expurgados para sempre da política brasileira.Leiam;
Juarez Capaverde





Enviado por Sandro Vaia -
15.6.2012

O Mensalão e o senso de medida, por Sandro Vaia

Existem mais mistérios entre José Dirceu e o mensalão do que sonha nossa vã filosofia.

Os gregos, com a sabedoria que acumularam muitos séculos antes de enrascada do euro, inventaram uma expressão – húbris- para significar uma coisa que passa da medida, e pode ser sinônimo de presunção, arrogância, ou pura falta de comedimento.

Entre as tantas coisas desmedidas que cercam esse capítulo marcante da recente história política brasileira. está a obstinação com que os envolvidos nele tentam negar a sua existência - ainda que ela seja corroborada por 65 mil páginas de investigações e evidências que formam o processo que está para ser julgado pelo STF.

Seria também ocioso citar como desmedidas as reações que o ex-presidente Lula teve a respeito das primeiras denúncias sobre a existência do mensalão.

A primeira reação foi um humilde ato de contrição e um pedido formal de desculpas ao povo brasileiro por um malfeito- para usar uma expressão contemporânea- sobre o qual ele não tinha responsabilidade alguma, uma vez que, para usar a sua própria expressão, fora “traído”. (Como se sabe, só amigos traem).

A segunda reação, que veio mais tarde, foi a negativa total, inspirada, como se sabe, por notório, monumental e geralmente caríssimo saber jurídico. Tudo não passou de um banal episódio de Caixa 2, pecado do qual nenhum partido político brasileiro pode declarar-se inocente.

Mas em matéria de húbris- ou falta de comedimento- o último ato do ex-ministro José Dirceu foi realmente extraordinário.

Que o ex-ministro se tenha em alta conta como um poderoso líder popular e revolucionário da América Latina, não chega a ser segredo para ninguém.

O ex-ministro tentou transferir essa auto-convicção a uma platéia de “jovens socialistas” e militantes de uma entidade estudantil como a UNE, cooptada por verbas públicas (mal aplicadas, segundo denúncias do Ministério Público), chamou o julgamento do mensalão de “batalha final” e pediu que os estudantes saíssem às ruas em sua defesa.

Dando ao simples julgamento de um processo sobre uso suspeito de dinheiro público o tom épico de uma “batalha final” e tentando revestir a sua participação nesse episódio de uma certa monumentalidade, José Dirceu foi um pouco além até mesmo do que o bom senso pode classificar como “húbris”.

O último a cometer tal desatino foi o ex-presidente Collor, quando ainda não tinha sido apeado do poder, e se atreveu a convocar a população a vestir-se de verde e amarelo num final de semana para apoiá-lo e defendê-lo do ataque do que ele considerava seus “inimigos”. A população respondeu vestindo-se de preto.

Seria o caso de parafrasear o inesquecível Nelson Rodrigues e vaticinar que toda megalomania será castigada?

Sandro Vaia é jornalista. Foi repórter, redator e editor do Jornal da Tarde, diretor de Redação da revista Afinal, diretor de Informação da Agência Estado e diretor de Redação de “O Estado de S.Paulo”. É autor do livro “A Ilha Roubada”, (editora Barcarolla) sobre a blogueira cubana Yoani Sanchez. E.mail: svaia@uol.com.br



II-
Leiam abaixo uma verdadeira aula de como as pessoas honestas deste país e de grande conhecimento cultural, viram a atitude do Sr. Procurador Manoel Pestana ao cobrar do “Advogado do Diabo” Márcio Tomaz Bastos de onde viria o numerário a ser pago a ele como defensor deste que hoje seria o maior corruptor brasileiro visível, o Sr. Carlos Cachoeira, uma afronta a tudo que se respeita em termos de honestidade de um membro da advocacia brasileira que já o foi até Ministro da Justiça. Leiam;
Juarez Capaverde

O recado do escritor Deonísio da Silva: ‘Confiemos nos idos de Agosto’


O documento em que o procurador regional Manoel Pastana cobra explicações sobre a origem dos R$15 milhões pagos por Carlinhos Cachoeira a Márcio Thomas Bastos animou Deonísio da Silva, meu velho amigo, a presentear-me com o que é mais que um comentário. Escritor brilhante, Deonísio escreveu mais um texto que os amigos da coluna não podem deixar de ler. (JC)

                                                          Procurador Manoel Pastana

O Ministério Público é motivo de orgulho dos brasileiros. É claro que com as exceções de praxe, pois aquele procurador que dia sim, dia também, denunciava autoridades referenciais ao tempo dos dois governos de Fernando Henrique Cardoso, tão logo Lula chegou ao poder, calou-se em silêncio perpétuo. Eu disse perpétuo? Não! Tão logo se dê um rodízio no poder, que, aliás, é próprio das democracias, o procurador, cuja figura lembrava mais um Quasímodo de Victor Hugo no romance e no filme “O corcunda de Notre Dame”, descobrirá todos os podres, de novo.

Mas podres novos. Os podres do período que vão de 2002 até a data em que houver o rodízio manter-se-ão providencialmente esquecidos, pois jazem hibernados e ele espera certamente que a comissão da verdade (que nome esquisito, não?) descubra tudo, menos também o que houve em episódios como o mensalão.

E alguém esqueceu que o Carlos Cachoeira de hoje é o mesmo que gravou o principal assessor de José Dirceu, Valdomiro Diniz, extorquindo o “pobre” bicheiro?

Como diz Sherlock Holmes, a criatura imortal de Conan Doyle: “na meada incolor da vida corre o fio vermelho do crime; o nosso dever consiste em desenredá-lo em toda a sua extensão”. Detetives, jornalistas, procuradores, promotores e até mesmo escritores têm algo em comum. Como você lembrou numa conferência a universitários aqui no Rio de Janeiro, coube ao engenheiro e escritor Euclides da Cunha a melhor cobertura jornalística da Guerra de Canudos, em fins do século XIX. Minha solidariedade a esse Procurador Regional da República, o Dr. Manoel Pastana. Que coragem a dele!

E como esse documento faz bem aos olhos dos brasileiros de bem, maioria ainda em nosso país, que não compactuam com os salafrários que estão drenando os cofres da República por todos os meios. E, pior, o Brasil, é pobre. Roubar dinheiro dos EUA, é menos verba para as guerras. No Brasil, é menos dinheiro para vacina, leitos de hospital, remédios, bibliotecas, escolas, merenda escolar etc. Por isso, nossa indignação é ainda maior!

Mas confiemos no STF. E confiemos nos idos de Agosto, no Brasil tão emblemáticos! Augusto, vem aí Agosto, cujo nome homenageia o mesmo personagem que inspirou seu nome, o Otávio Augusto, que, ao contrário de Marco Antônio, não caiu nas tentadoras propostas de Cleópatra.

Para os mais jovens, para nossa alegria também leitores da coluna, lembro que Richard Burton e Elizabeth Taylor não foram contemporâneos do romano e da egípcia. Afinal, ao contrário do que muitos supõem, houve uma cultura antes de Hollywood e de Caetano Veloso!




III-

Não tem jeito mesmo, esta turma que se instalou com o PT no poder da República, não respeita Leis, não respeitas acordos, enfim não respeita nada, nem o dinheiro público respeitam o roubam diariamente, como respeitariam Leis. Mais uma notícia preocupante vindo diretamente de alguém que deveria zelar pelas Leis estabelecidas, o Sr. Secretário Nacional da Justiça Paulo Abrão, une-se a Sra. Maria do Rosário e outros membros que não aparecem do governo, para continuar a dizer que a Lei da Anistia deve ser mudada, permitindo que os “torturadores” sejam punidos, pergunto, será que os terroristas também deverão o ser, será que Dilma e mais uns quantos que hoje estão no poder também deveriam ser? São mesmo um bando de cretinos e revanchistas, mesmo com o aval do Supremo Tribunal Federal para a Lei da Anistia, não se cansam de tentar ir contra tudo que se configura a respeito do que foi definido na Lei e não poderá ser mudado nem alterado, mas eles não aceitam e continuam a desafiar os militares e o povo brasileiro, Dilma de diz contrária a perseguições desta natureza, mas não manda seus comandados calarem a boca e pararem, isto quer dizer que ela incentiva estas atitudes é mais uma grande mentirosa como todos os petistas. Leiam;

Na contramão das leis e do discurso presidencial — Secretário de Justiça de Dilma prega revisão da Lei da Anistia e diz que Comissão da Verdade será útil para isso


Por Roldão Arruda, no Estadão:

A Comissão da Verdade não será o último passo no processo da chamada Justiça de transição que está em curso no País, segundo o secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão.

Na avaliação do advogado, que também preside a Comissão Nacional de Anistia, o resultado do trabalho iniciado agora para esclarecer fatos ocorridos na ditadura deverá estimular ações judiciais contra agentes de Estado acusados de violações de direitos humanos.

Ele também defende a ideia de se rever a atual interpretação da Lei da Anistia, que teria sido imposta ao País pelos militares.

“A Comissão da Verdade não veio para botar uma pedra em cima da história. Muito pelo contrário. A Comissão da Verdade poderá gerar novos efeitos no campo da reparação, novas memórias e, quem sabe, potencializar os mecanismos de Justiça”, disse. “Ninguém poderá impedir que o Ministério Público Federal, no exercício de suas funções, tenha acesso à documentação produzida pela comissão para ingressar com ações.”

Abraão fez essas afirmações na quinta-feira à noite, na Assembleia Legislativa de São Paulo, na abertura do seminário Direito à Verdade, Informação, Memória e Cidadania. Lembrou que as tentativas já feitas pelo MPF para responsabilizar policiais e militares sempre foram baseadas em documentos das comissões de Anistia e de Mortos e Desaparecidos. “Eles tiraram dali as provas de que precisavam”, afirmou. “A Comissão da Verdade foi engendrada nesse mesmo processo.”




A RESPOSTA A ESTE SENHOR ESTÁ AÍ ABAIXO DADA PELO JURISTA IVES GRANDA UMA DAS MAIORES AUTORIDADES NO ASSUNTO, QUE FALA O QUE QUERIAM OS DITOS “REVOLUCIONÁRIOS”, ERA IMPLANTAR O REGIME CUBANO ENTRE NÓS, LEIAM;
Juarez Capaverde


15.junho.2012 23:43:50

Jurista rebate críticas sobre Judiciário e Lei da Anistia: “Queriam implantar o regime cubano no Brasil”

A  pedido do Estado, o jurista Ives Gandra Martins comentou as declarações do secretário nacional de Justiça, Paulo Abrão, sobre o conservadorismo do Judiciário e a falta de independência que demonstrou no período da ditadura. Segundo o jurista, o Judiciário é o melhor dos três poderes e se manteve independente sob os militares. 

“Não aceito essas observações sobre o Judiciário. São típicas de quem não atuou com muita profundidade na área do Direito. Sou advogado há 55 anos e posso dizer que se trata, de longe, do melhor dos três poderes. A distância com os outros dois é abissal”, afirmou.

Sobre a Lei da Anistia de 1979, que está sendo contestada pelo secretário nacional de Justiça, o jurista observou: “Foi um pacto político. Como na Espanha houve o Pacto de Moncloa, que serviu principalmente à área trabalhista, no Brasil foi a Lei da Anistia que permitiu a redemocratização sem sangue. Sem ela a passagem para a democracia seria mais complicada, à semelhança do que houve no Uruguai e no Chile. Foi um pacto político de interesse dos guerrilheiros, que saíram da clandestinidade para assumir o poder”

Gandra, especialista em direito constitucional, observou que um dos principais articuladores daquele pacto foi o jurista Raimundo Faoro, à frente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Foi graças a ele, que dialogava com todas as áreas, tanto com os guerrilheiros quanto com o governo, que se chegou àquele acordo.

A Ordem teve um papel fundamental. A formulação jurídica partiu do seu grupo de conselheiros, do qual eu fazia parte. Fizemos a redemocratização sem derramar sangue. Os guerrilheiros apenas atrasaram o processo.”

A seguir, outros trechos da conserva com o jurista.

ESQUERDA. “Estou convencido de que grande parte dos que combatiam o governo, entre 1969 e 1971, o pior momento da repressão, queria implantar no Brasil um regime cubano. Grande parte deles até hoje continua amiga de Fidel Castro, que foi um genocida. Como advogado, dou importância enorme ao direito de defesa e considero um crime condenar alguém à morte sem direito de defesa.

Nunca vi essas pessoas se referirem a Fidel como criminoso, embora ele tenha, naquele período de repressão em Cuba, fuzilado centenas de pessoas por dia em seus paredões. Sem nenhum direito de defesa. Aqueles que foram treinados em Cuba não queriam o regime democrático, evidentemente.”

DOIS LADOS. “Houve uma luta entre os que haviam tomado o poder, no regime de exceção dos militares, e aqueles que não queriam o regime democrático, mas, possivelmente, uma ditadura cubana. Houve violências dos dois lados e elas devem ser apuradas dos dois lados. Se a comissão apurar só um lado não estará fazendo história.”

JUDICIÁRIO. O Poder Judiciário era muito independente na época. No dia 13 de fevereiro de 969, fui manchete no jornal Estado, porque o governo pediu o confisco de meus bens e a abertura de um IPM (Inquérito Policial Militar). Eu defendia uma empresa que estava sendo perseguida pelo governo e, pela lógica deles, os honorários deviam estar sendo pagos com algum produto do crime. Meus bens, portanto, seriam confiscados e eu, submetido ao IPM. Eu ganhei esse caso no STF em 1971. Embora arquivado, esse caso prejudicou minha atividade como advogado durante anos.”

INOCENTES. Não se pode esquecer que cerca de 120 pessoas morreram em atentados terroristas, sem ter nada a ver com aquilo. Eram inocentes. Quando alguém está numa guerra, sabe o risco que está correndo. Mas o cidadão que está num shopping e morre por causa da explosão de um bomba, ou perde uma perna, é vítima de um atentado.”


IV-

Brincadeira, só começando a escrever assim, a noticia abaixo é de teor preocupante, a escolhida para vice na chapa de Haddad à Prefeitura de SPaulo já disse a que veio e qual é seu objetivo principal, o socialismo, é de sua autoria a fala que devemos seguir os exemplos de Cristina Kirchner na Argentina, que está enfrentando os “poderosos da mídia”, o que os petistas não dizem por medo, a Sra. Erundina o disse abertamente, querem um país aos moldes da Argentina (que está quebrada), a Venezuela (sob forte repressão) a Cuba (que está há 50 anos sob ditadura) e outros na mesma condição. Este é o país ideal para a Sra. Erundina, um país sob o jugo de um partido e governado segundo seus próprios princípios, onde as Leis são feitas por eles e de acordo com suas vontades, o povo, ora o povo seria a massa de manobras desta turma, querem implantar como aqui já o disse diversas vezes o Marxismo Fascista ao povo brasileiro, e o principal mentor é o Sr. Marco Aurélio Garcia assessor especial da presidência e eminência parda do governo petista, agora sim, como se diz na gíria popular, “juntou-se a fome a vontade de comer”, espero que o povo paulistano não caia nesta armadilha que estão preparando, pois seria o começo do fim para o Brasil como democracia. Leiam;


Vice de Haddad, Erundina diz que eleição é luta de classes, prega o socialismo, ataca a mídia e defende Cristina Kirchner (!), que tenta censurar a imprensa na Argentina

Por Bernardo Mello Franco e Diógenes Campanha, na Folha.

Ao ser anunciada candidata a vice-prefeita de São Paulo na chapa de Fernando Haddad (PT), a deputada Luiza Erundina (PSB) comparou ontem a eleição de São Paulo à luta de classes e disse que defenderá os pobres no embate com José Serra (PSDB).

A ex-prefeita também prometeu buscar o apoio da senadora Marta Suplicy (PT-SP), que faltou a mais um ato da campanha petista. Em discurso de forte teor ideológico, Erundina prometeu retomar o projeto “democrático e popular” iniciado com sua eleição em 1988, quando ainda era do PT.

“A sociedade de classes continua tão forte, conflitante, contraditória e antagônica como sempre esteve.”

Ela defendeu a implantação do modelo socialista no país, disse que a classe trabalhadora não deve disputar apenas “espaço de poder no Estado burguês” e afirmou que percorrerá “favelas e cortiços” para pedir votos. “É o socialismo que garante a realização plena do ser humano. É em nome dessa utopia que estamos aqui.”
A ex-prefeita também criticou os meios de comunicação brasileiros e elogiou o governo de Cristina Kirchner na Argentina — que, segundo ela, “avançou significativamente no enfrentamento aos poderosos da mídia”.

Haddad, que discursou em seguida, exaltou a escolha da vice. “É um quadro que consegue perceber com muita nitidez as ameaças do obscurantismo que estão sempre espreitando esse país.”


V-
Como prometi abaixo lista dos integrantes da CPI da Vergonha, sigam suas atuações que logo saberão quem é quem nesta imundice que está ocorrendo no Congresso brasileiro, basta que saibam quem é do PT e seus aliados e encontrarão as respostas.
COMPONENTES DA CPI DO CACHOEIRA
Presidente: Senador Vital do Rêgo (PMDB-PB)aliado
Relator: Deputado Odair Cunha (PT-MG)
          Senadores titulares     e     Deputados titulares
Alvaro Dias (PSDB-PR)                    Cássio Cunha Lima (PSDB-PB)
Ciro Nogueira (PP-PI) aliado            Fernando Collor (PTB-AL)  aliado
Humberto Costa (PT-PE)                  Jayme Campos (DEM-MT)
José Pimentel (PT-CE)                       Kátia Abreu (PSD-TO)
Lídice da Mata (PSB-BA) aliado        Paulo Davim(PV-RN)
Pedro Taques (PDT-MT)                     Ricardo Ferraço (PMDB-ES) aliado
Sergio Souza (PMDB-PR)aliado       Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) aliado
Vicentinho Alves (PR-TO) aliado      Cândido Vaccarezza (PT-SP)
Carlos Sampaio (PSDB-SP)               Fernando Francischini (PSDB-PR)
Filipe Pereira (PSC-RJ) aliado          Gladson Cameli (PP-AC) aliado
Íris de Araújo (PMDB-GO)aliado       Luiz Pitiman (PMDB-DF) aliado
Maurício Quintella Lessa (PR-AL)aliado  Miro Teixeira (PDT-RJ)
Onix Lorenzoni (DEM-RS     )            Paulo Foletto (PSB-ES)   aliado    
Paulo Teixeira (PT-SP)                       Protógenes Queiroz (PCdoBSP)aliado
Rubens Bueno (PPS-PR)                    Silvio Costa (PTB-PE) aliado






Frase do Dia

“É preciso recolocar a CPI nos trilhos da investigação para valer, valorizando o essencial, que é o desvio do dinheiro público, por meio das operações da Delta tendo Cachoeira como principal traficante de influência.”

Senador Álvaro Dias (PSDB-PR



Até amanhã.






As fotos inseridas nos textos o foram pelo blogueiro. Juarez Capaverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário